sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Non, je ne regette rien



Escrevo ouvindo Edith Piaf cantando a música que dá título a esse texto. E vou ouvir repetidas vezes pois a música é breve e o texto não é tão breve assim.

É muito comum ouvir pessoas dizendo que não se arrependem de nada que fez, só daquilo que não fez . Podemos ouvir isso em entrevistas na TV , em chamadas dos participantes de BBB, em conversas de boteco, em ônibus ,em tudo quanto é lugar.

Acho sinceramente impossível. Eu me arrependo de muita coisa que não fiz e que fiz . Sim das que fiz também. Quem nunca fez algo impulssivamente e depois percebeu que estava fazendo uma besteira enorme ? Quem nunca ofendeu ou feriu alguém?Quem nunca fez uma má escolha? Quem? Acredito que todo mundo já passou por uma dessas coisas ou por algo parecido. Se foi algo contra alguém pode até ter pedido desculpas e depois ter caído na contradição de dizer que não se arrepende de nada . Então não foram desculpas sinceras?


O mais engraçado é que não é muito raro esta frase estar na boca da mesma pessoa que também gosta de dizer : " Sou uma pessoa humilde". Ora , o arrependimento não faz parte da humildade?Reconhecer que não fizemos escolhas certas , que não agimos bem em determinados momentos e nos arrependermos de algumas dessas coisas não seria um ato de humildade?

O arrependimento faz parte de nossas vidas e isso não significa que iremos ficar chorando pelos cantos ao lembrar de todos os erros que cometemos.Arrepender-se não significa passar uma borracha em tudo o que aconteceu. Sempre as lembranças de alguns momentos , principalmente dos mais significativos, nos acompanharão ( suave ou intensamente). Arrepender-se de algumas coisas não é um sinal de fraqueza, mas de que somos humanos e erramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário